EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100415

Funicular - Andam a comer muito queijo?


Quase um mês depois do início da Primavera e depois de alguns dias agradáveis, foi mesmo aberta a época balnear em Viseu [ligação], regressou a chuva e algum frio.
Lembram-se que há dois meses, no dia 15 de Fevereiro, a neve nos surpreendeu? Entre os lugares que visitei nessa manhã, bastante fria, recordo a linha do Funicular de Viseu. Nessa ocasião fotografei uma caixa metálica, preenchida com paralelos de granito que foi usada para fechar o espaço entre os carris mas acabou por ser substituída por uma tampa muito mais leve e fácil de levantar. Passou a exigir menos esforço alcançar o motor dos sistemas hidráulicos que accionam as duas grandes plataformas que servem de tampa aos "buracos", originados pela duplicação da linha. Foi uma excelente decisão pois as avarias são bastante frequentes e a peça é realmente muito pesada.
Dois meses depois a branca e fria neve foi substituída pelo lixo, as ervas cresceram, nas figueiras bravas surgiram folhas, mas a caixa metálica com as pedras continua abandonada, certamente por esquecimento. Grande e pesado esquecimento que já dura há uns 4 meses, ou mais...