EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100417

Arranjos na "Cava de Viriato"


Os primeiros dias quentes da Primavera aliados à muita chuva caída durante o Inverno fizeram com que a vegetação, a relva semeada para cumprir o projecto de recuperação paisagística e arranjo da "Cava de Viriato", se desenvolvesse rapidamente. Como a erva já estava a ficar muito alta a empresa encarregada da manutenção do monumento iniciou os trabalhos que tiveram de ser interrompidos, em várias ocasiões, por causa da chuva e ficaram terminados no final da tarde de ontem.
As imagens ainda mostram alguma vegetação não aparada, junto do "Lago da Cava", porque foram recolhidas na Quinta-feira. O desbaste da vegetação é uma tarefa bastante difícil, podendo ser mesmo perigosa, uma vez que alguns dos taludes de terra são bastante altos e íngremes, sobretudo nas faces exteriores, e os riscos de queda são grandes. As ferramentas usadas são roçadoras de fio que necessitam de ser manuseadas com ambas as mãos e tornam o equilíbrio ainda mais difícil. Felizmente não deverá ter ocorrido nenhum acidente.
Onde habitualmente sucedem "toques" é na entrada do novo arruamento que passou a ligar a Rua dos Heróis Lusitanos à Rua do Coval. Já aconteceu a vários condutores embater no "candeeiro", ou com a laje colocada ao alto, do lado direito, que também já apareceu caída e mesmo partida. Provavelmente acontecerá aquando da passagem do camião da recolha do lixo ou de automobilistas mais apressados. Os pedreiros já levantaram a pedra, vamos ver quanto tempo fica de pé, desta vez…
Voltei a passar durante a noite pelo monumento para verificar se a nova iluminação, de efeito meramente decorativo e infeliz, já estava a funcionar e mais uma vez "sinalizo" que não. Porque será?
P.S. - Ler o artigo sobre a "pedra" no blogue "Viseu, terra de Viriato" [ligação]