EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100313

Novidades na "Cava de Viriato"


Por fim deverão ter concluído que a pequena "tabuleta" colocada na "Cava de Viriato" [ligação] continha informação insuficiente, uma vez que se trata de um monumento muito importante e raríssimo, os restos de uma antiga e enorme fortaleza de formato octogonal, construída em terra batida, defendida pelo menos em parte por um largo e profundo fosso com água, provavelmente construída ao tempo das invasões árabes da península no século X [ligação]. Em breve o monumento deverá ser dotado de três novas placas explicativas: a primeira junto ao monumento dedicado a Viriato, a segunda junto do início da Estrada Velha de Abraveses e a terceira perto do viaduto metálico que permite subir à muralha a partir da nova praça.
Nas imagens é visível a rede em plástico e o maciço em betão com uma base metálica onde será fixada uma das "tabuletas" que talvez sigam o modelo criado para marcar o início dos circuitos criados pela câmara municipal no início do Outono passado, "Cinco Cores, Cinco Percursos, Cinco Descobertas" [ligação].
Espero que não se esquecam, mais uma vez, de sinalizar a nova praça de entrada no monumento para orientar os visitantes que olham o monumento dedicado a Viriato, miram o talude e depois vão-se embora... [ligação]