EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100129

Porque Pararam as Obras no Parque?

Já há vários uns dias que um amigo me "sinalizou" que as obras no "Parque Aquilino Ribeiro" se encontram paradas desde o início do passado mês de Dezembro, depois e um arranque em bom ritmo.
As duas instalações sanitárias públicas existentes no parque, muito raras em Viseu, uma velha e muito degradada e outra moderna instalada junto do Tribunal Administrativo, estão encerradas.
A câmara municipal encomendou a "reinterpretação" do espaço ao consagrado arquitecto paisagista António Viana Barreto que projectou o parque, nos anos 50 do século passado, mas o lançamento das obras já em 2006 estava atrasado [ligação].
A empreitada no valor aproximado de € 1.5oo.000 pretende preservar, recuperar, aumentar o número de árvores e a vegetação existente e prevê também a construção de dois espelhos de água, ligados entre si por um pequeno "riacho". O piso dos arruamentos será executado com pequenos cubos de granito regional. Os sistemas de drenagem das águas pluviais, esgotos, sistemas de rega, abastecimento de água, iluminação e sinalética vão ser todos substituídos.
Está prevista a construção dum bar sobre o lago grande e um restaurante panorâmico no local do antigo ringue de patinagem, mas apenas numa segunda fase [ligação]. Com esta inesperada e ainda inexplicada paragem talvez não seja possível gozar o novo parque no próximo Verão, como estava previsto.