EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100130

"A Morte de Sertório" - M. Gustavo



"Quinto Sertório (nascido em 121 e morto em 73 a. de J. C.), chegou a Espanha, devido à guerra civil verificada em Roma entre Sila e Mário, da qual Sila saiu vencedor, apoderando-se do governo romano. Sertório, filho de mãe íbera e antigo tribuno militar em Cástulo, teve de fugir, e escolheu a Península Ibérica para continuar a luta a favor de Mário. (...)
(...) no ano 81 a. de J. C., os lusitanos o foram convidar para se colocar à sua frente e combater Roma. (...)
(...) Sertório dividiu em duas regiões que governava: a primeira, foi a Lusitana, com capital em Èvora, onde estabeleceu o senado; a segunda, Celtibéria, com capital em Huesca. Aqui fundou uma Universidade com professores gregos e latinos. (...)
(...) Enfrentou então os generais de Sila. Por mar, enfrentou Fufidio Cota em Tarifa (ao tempo chamava-se Mellaria), por terra enfrentou Didio e depois Metelo. (...)
(...) Os convivas eram todos romanos. Começou-se a beber, falou-se do combate que nunca tinha existido, que não passava de uma mentira. Sertório ouvia. De súbito um dos presentes encheu um copo de vinho, e como por acaso, voltou-o. Era o sinal. Todos puxaram pelos punhais e cairam sobre ele com fúria. Sertório, apanhado de surpresa, nada pôde fazer, e muito menos defender-se. (...)
(...) A guarda Sertoriana, que havia feito a promessa sagrada de não sobreviver ao seu chefe, depois de perseguir e executar os assassinos, resolveram lutar entre si, até que o último caisse para sempre." (...)

"A História de Portugal em quadros"- Ilustração M. Gustavo (pseudónimo de Carlos Alberto Santos) e texto de Roussado Pinto, "Jornal do Cuto", nº 5 de 4 de Agosto de 1971 [ligação]