EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091230

Fernando Ruas e o Lixo na Feira Semanal

O lixo que habitualmente fica no recinto da feira semanal já é assunto velho, a Câmara Municipal de Viseu através do presidente – Dr. Fernando Ruas já ameaçou em várias ocasiões encerrar a feira se o recinto continuar a ficar cheio de lixo: sobretudo embalagens de cartão e sacos de plástico. O mais recente aviso foi feito na semana passada, acompanhado do promessa de que iria ser feita uma avaliação na companhia dos jornalistas no final do mercado de ontem. Assim sucedeu e muito perto das 17h00 chegaram a pé ao local da realização da feira, para a prometida “visita”, o presidente e o vereador Prof. António Lemos a quem os jornalistas, fotógrafos e um operador de imagem da RTP se dirigiram para ouvir declarações e recolher imagens.
Para os conhecedores da feira foi evidente o esforço desenvolvido pelos feirantes para deixar o recinto limpo embora não o tivessem conseguido desta vez. Nem poderiam pois são muito poucos os contentores destinados à recolha dos restos de embalagens, a sua capacidade foi esgotada e os compradores também deitam para o chão desperdícios uma vez que o recinto continua a ser um terreiro maltratado, com arruamentos alcatroados, com poucas condições para vendedores e compradores, com pouca higiene, um lugar com vigilância insuficiente e atractivo para carteiristas, em dias de maior afluência.
Apesar do maior cuidado na recolha dos desperdícios Fernando Ruas não ficou satisfeito, renovou a "ameaça" de encerrar a feira, se considerar necessário, embora tenha acordado com Alípio Ladeira, da comissão de feirantes, uma acção concertada com a polícia municipal para solucionar em definitivo o problema do lixo [ligação - Destak.pt].
Alguns dos feirantes com quem troquei impressões manifestaram o seu desacordo com a intenção do edil de ditar uma "sentença salomónica" e ao verem chegar os jornalistas lamentaram que não tivessem aparecido mais cedo para reportar mais uma inundação do terreiro que causou muitos transtornos e obrigou à intervenção dos bombeiros [ver fotos - ligação "Viseu, Senhora da Beira"].