EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091111

S. Martinho, Lume, Castanhas e Vinho



É sabido que a apanha das castanhas no Norte de Portugal encerra o ciclo das colheitas. Felizmente ainda posso saborear as minhas próprias castanhas no Dia de Todos os Santos e depois encher a barriga no dia de São Martinho [biografia], 11 de Novembro, como determina a tradição.
"Pelo São Martinho, vai à adega e abre o pipinho!" - é outra tradição mas esta já não posso cumprir porque já tive e agora não tenho videiras e adega...
A castanha é muito consumida cozida, assada ou mesmo crua embora o seu sabor insonso não seja muito agradável, tem os seus apreciadores. A castanha é um fruto seco muito interessante do ponto de vista nutricional, muito rico em hidratos de carbono complexos é porém de pouco valor proteico. Não tem glúten e constitui uma excelente fonte de fibra, ácidos gordos polinsaturados, vitaminas e minerais. A abundância de fibra faz com que uma pequena quantidade de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite e ainda com a grande vantagem dos seus glúcidos serem de digestão lenta, evitando a subida rápida da glicose. A castanha não tem colesterol e é aconselhada para quem sofrer de doenças renais, hepáticas e gota. Sob a forma de puré é um bom alimento para doentes com problemas digestivos. Os diabéticos deverão consumir as castanhas com moderação.