EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090929

A "Rota dos Três Trilhos" - Fragosela

Na passada Sexta-feira e antes de ir testemunhar a primeira viagem do funicular fui passear até Fragosela, mais precisamente ao Espadanal, onde foi inaugurada, em 19 de Setembro de 2009, a “Rota dos Três Trilhos”, um conjunto de três caminhos pedonais que é o décimo percurso pedestre da rede municipal.
O percurso tem o seu início na “área de lazer”, muito próxima da capela da Sra. da Guia, no Espadanal e depois de atravessar a povoação dirige-se para o Trilho Romano, um extenso troço de uma estrada romana, em parte descaracterizado. O chamado Trilho do Rio bordeja a margem direita do Rio Dão, lugar propício ao repouso, à pesca desportiva e outras actividades de lazer. No Trilho das Vinhas é possível ver cepas que já produziram vinhos premiados em concursos internacionais, o percurso finda depois da passagem por Fragosela de Baixo e Fragosela de Cima, no local do início.
Esta rota é um percurso com cerca de 21km, com cerca de 4 horas de duração, homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com dificuldade média/alta, que poderá ser efectuado parcelarmente. Prometo voltar para, entre outras coisas, ir ver o Rio Dão.