EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090804

Finalmente pronto o "Espelho de água"


Por fim parece estar quase pronto o tão aguardado "espelho de água" frente ao Rio Pavia no Campo de Viriato uma das componentes do ambicioso parque radial. Para concluir o projecto ainda faltará construir os restaurantes que inicialmente eram três e fixos e passaram a ser apenas dois e pré-fabricados.
Já tive oportunidade de ver o sistema em funcionamento e não me parece ter sido uma ideia muito feliz. A água que corre nas faixas laterais, "aos saltinhos", produziria melhor efeito se a altura dos mosaicos de granito fosse um pouco maior. A fruição do lago é muito limitada devido aos muros laterais demasiado altos. Entendo desajustada a existência de uma extensa faixa com plantas e algumas árvores frente ao tanque que impedem o acesso à margem do rio. Durante a noite os defeitos da iluminação são muito evidentes uma vez que o lugar é escuro e pouco convidativo, chega a meter medo. A iluminação colocada dentro da água produz algum efeito e a água iluminada que transborda continuamente do lago transmite uma agradável sensação de frescura e um murmúrio agradável.
O rio infelizmente continua com pouca água apesar das tentativas dos serviços municipalizados para esconder esse falhanço. Espera-se que não encham o rio com água das torneiras... já noutra ocasião o "lavaram", lembro-me que foi em meados de Setembro de 2005, nas vésperas da inauguração do centro comercial.
Não fui o único que notou que destruiram uma cisterna, contruída no ano passado, junto ao Jardim de São Mateus, o tal jardim que depois de "remodelado" e aumentado ficou com mais pedras do que plantas, e que construiram outra de maiores dimensões possivelmente por ter havido um erro que foi necessário rectificar. Tudo se passou para lá da vedação metálica e da rede verde.