EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090826

Novamente o "Funicular" de Viseu



"Funiculì, Funiculà..."

(...) "Américo Nunes, vice de Ruas e membro da comissão liquidatária da sociedade ViseuPolis, disse ao Diário de Viseu que "trata-se do primeiro funicular do país que funciona em via aberta". Claro que é; porque mais ninguém teve a peregrina ideia de enfiar um funicular numa via com intenso trânsito automóvel e pedonal, ainda por cima com um cruzamento. Há até técnicos que asseguram ser único no Mundo!" (...)

Carlos Vieira e Castro no quinzenário viseense "Via Rápida", 2009/08/20
Clique sobre a imagem para ler todo o artigo

Nota: Como foi prometido iniciaram-se na Segunda-feira os trabalhos para implementar "medidas de segurança adicionais" na linha do funicular. O vice-presidente da câmara - Américo Nunes, tem acompanhado de perto os trabalhos.
Já foram colocadas pequenas barreiras metálicas junto a oito portas de moradias na Calçada de Viriato e na Rua da Ponte de Pau, junto da REMAR, fizeram uma abertura no betão do túnel técnico para aceder à caixa de energia eléctrica que permitirá alimentar os mecanismos hidráulicos que irão fazer funcionar as plataformas elevatórias e fechar os "buracos" das linhas. De seguida será necessário passar um tubo até à estação superior (Estação da Sé) dentro do qual serão colocadas as linhas que permitirão controlar o sistema. Uma tarefa fácil se feita atempadamente mas que se prevê demorada.
Por seu lado serralheiros e soldadores da câmara municipal continuam a substituir as largas chapas de aço, por outras mais estreitas que apenas tapam o "buraco" central onde passa o sistema de tracção e fixá-las com parafusos e anilhas, para evitar novos trambolhões e acabar com os ruídos que não deixam dormir os vizinhos.