EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090405

O Monumento a Viriato e a Cava


(...) ”O principal objectivo do estacionamento desta legião era poder acudir a qualquer lugar onde houvesse rebelião, pelo que pela sua localização teria de ocorrer num ponto central, estratégico e dotado de um bom diagrama de comunicações. O local mais provável seria a região de Viseu, onde existem os vestígios de um grande acampamento que tem sido considerado romano, mas que hoje se tem quase a certeza que será uma construção árabe, medieval por consequência. Mas dentro deste acampamento, parece verem-se os vestígios de um outro acampamento anterior que seria o acampamento romano.” (...)
Este lugar, pela tradição criada no século XVI, é atribuído a Viriato e por isso é conhecido ainda hoje como “Cava de Viriato”. (...)

João Luís Inês Vaz In "Lusitanos no Tempo de Viriato - Quotidiano e Mitos ", página 143, da 1ª edição com Prefácio de Guilherme d'Oliveira Martins.
O monumento a Viriato erigido frente à Cava em 1940, da autoria de Mariano Benlliure, veio "confirmar" uma tradição que não passa de uma fantasia mas serviu os interesses do regime criado por Salazar.
O grupo de cicloturistas que aproveitou a relva para descansar pertence ao "Clube Desportivo Feirense" [ligação], de Santa Maria da Feira [ligação] uma cidade que muitos não saberão geminada com Viseu.