EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090226

A "Policia Civil" em Viseu

(...) “Policia civil

Em Viseu ha um corpo de policia civil, creado em 9 de Janeiro de 1877, sendo governador civil o sr. visconde do Serrado.
É composto de 31 guardas, 5 cabos de secção, 2 chefes de esquadra, 1 escrivão e 1 commissario de policia.
O primeiro commissario foi o dr. Antonio Xavier Perestrello, que serviu até 21 de Setembro do mesmo anno, data em que foi exonerado e substituido por Antonio Xavier Correia Gomes, que tinha sido administrador d’este concelho.
Serviu até o dia 26 de Janeiro de 1886, data em que foi nomeado inspector do sello
.” (...)

Retirado de “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Estas imagens foram obtidas junto da porta da esquadra da Policia Municipal e mostram uma abertura que deixa ver as entranhas do Pavilhão Multiusos. Este “buraco”, certamente aberto por razões técnicas, continua por tapar e penso que assim continuará por largo tempo porque a esquadra não está no Rossio e portanto não parece mal ter tal o “buraco” escancarado e também porque não será de temer que possa vir a ser usado por gente mal intencionada, uma vez que o vandalismo ainda é um fenómeno desconhecido na nossa cidade...