EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090219

A "Casa dos Pais"


(...) “Casa dos Paes.

Defronta com a rua da Ribeira ou estrada real n.º 7, e olha para a rua da Calçada.
Foi feita por um tal sr. Paes, de família obscura e pobre, cujo chefe no seu regresso de uma peregrinação á Terra Santa foi estabelecer-se em Viseu e, inculcando-se ao povo como homem de grande piedade, o povo o seguia, attendia e respeitava quasi como santo, pelo que, abrindo peditorio geral para a fundação de um hospicio ou casa para de educação para meninos pobres, todos de bom grado o auxiliavam com dinheiro, madeiras, serviço pessoal, etc., e assim fundou a grande casa de que nos occupamos e que é muito ampla e foi bem acabada!”
(...)
(...) “depois de concluir o edifício, metteu-se n’elle com a família e n’elle viveu sem dar-lhe outro destino! Parece porem que Deus o castigou, pois todos lhe viraram as costas; viveu com excommungado o resto dos seus dias; morreu pobrissimo;- e pobrissimos viveram e morreram todos os seus filhos e filhas, cobertos de andrajos e de vergonha entregues a toda a casta de vicios!...”(...)

Retirado de “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.
A “Casa do Pais” é deste 1927 propriedade do Ministério das Obras Públicas onde já funcionaram diversos serviços ligados à construção e conservação das estradas. Esta grande casa oitocentista foi construída graças a um conto do vigário, tem uma bela portaria virada para a Calçada de São Mateus, uma elegante escadaria de granito no pátio interior, guarnições de granito nas janelas lavradas, uma bonita caixilharia e pouco usuais cornijas em “colarinho”.

P.S. - A Rua da Ribeira ou Estrada Real n.º 7 que também já foi a Estrada Nacional 2, é actualmente a Rua Serpa Pinto.