EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090103

Os "Reis" estão mesmo chegar...



Os Evangelhos são pouco esclarecedores sobre as 3 personagens que vindas do Oriente, guiadas por uma estrela, procuravam o rei dos Judeus e encontraram um menino pobre em Belém. Este é um episódio relatado de modo vago no Evangelho de S. Mateus (Mateus 2, 1-12) a que ao longo dos séculos foram sendo acrescentados pormenores. A designação de “Magos” era dada por alguns povos do Oriente aos sábios, astrólogos e membros de classes sacerdotais. Mais tarde foi-lhes acrescentado o título de “Reis” para lhes aumentar o mérito.
O número e os nomes dos “Reis Magos” são meras suposições sem qualquer base histórica, foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu os nomes de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior). Igualmente lhes foram atribuídas características próprias: Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (europeia), Gaspar representaria a raça amarela (asiática) finalmente Baltasar representaria a raça negra (africana), estavam assim representadas todas as raças bíblicas. A adoração dos “Reis Magos” ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens, mesmo reis, os senhores da Terra, se curvaram perante Jesus menino. A versão actual da história foi fixada no século XVI e também ditou as idades dos “Reis Magos”, Belchior teria 60 anos, Gaspar 40 anos e Baltasar 20 anos. O Dia de Reis celebra-se tradicionalmente a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os três chegaram finalmente junto do Menino Jesus.
Em alguns países é neste dia em que se entregam os presentes a vizinha Espanha é um deles. No Natal ou nos Reis este é um hábito que continuará apesar do Natal ser cada vez mais um tempo para o negócio.

A representação dos “Reis Magos”, na rotunda da Via Sacra, tem duas características invulgares que certamente não terão escapado aos olhares mais atentos. Se ainda não deu por elas, uma é mais evidente, tenha cuidado se for ao volante não vá originar ou ser vítima de algum acidente. A Continuar...