EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081123

A "Nova" e Velha Cava de Viriato


(...) “ Este pedaço de muro tão forte e argamaçado, bem mostra não se fazer para uma hora, nem em tão breve tempo como dá a entender a “Mon.ª”, além d’este impossivel, por mais que fosse a gente e continuo o trabalho, estas tres seteiras portas, e cazas das agoas d’esta cidade ou circuito, são tão bem feitas ou labradas que desmentem a deligencia vista a grande preça e necessidade, nem n’ella podia ser tanta, que os forçasse a chegar a tal effeito; e quanto medo havia de haver só da fama, mal provocar contra si as armas do seu amigo. Mostrava ser esta cava n’aquelle tempo enexpugnavel; pois neste depois de tantos centenares de anos está ainda tão forte, que com pouco trabalho estaria a gente mais segura dentro q. nos muros da cidade, por estar quasi toda cercada de agoa; por estar pelo decurso de tempo meio desbaratada, mas ainda nestes vestígios mostra ser cousa fortíssima, e que foi cidade e feita esta cerca para isso.” (...)

Manoel Botelho Ribeiro Pereira nos “Dialogos Moraes e Politicos”, manuscrito datado de 1630, uma leitura curiosa para o conhecimento da história local, embora contendo erros que o estudo científico da História permitiu encontrar.
Página 96 e 97 da edição com prefácio de A. de Lucena e Vale, datado de 20 de Junho de 1955, uma publicação da Junta Distrital de Viseu.
Imagens do troço conhecido como "Cava dos Plátanos", da rua como o mesmo nome e da Vila Batalha depois da "requalificação".