EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081109

Bicicletas na Cava de Viriato


Este "passeio" parece ter sido interrompido pelo inoportuno toque do telemóvel?
Como vem sendo habitual já há muitos meses, nas edições de Domingo, a minha atenção vira-se de modo especial para o arranjo e recuperação da " Cava de Viriato - ver vídeo RTP.
A sequência de imagens de hoje prova que a “calçada” ou “passadeira de granito” colocada no passadiço da velha muralha, uma construção em terra batida, não desincentiva a circulação das bicicletas sobre o monumento. Tenho outras fotos e já vi grupos com vários ciclistas, muito divertidos, a gozar das delícias da nova pista.
Quem pensou que deste modo evitava a utilização da Cava pelos ciclistas foi pouco inteligente uma vez que dadas as características e a sofisticação da máquinas modernas o percurso até se tornou mais atractivo. Além de circularem sobre a plataforma também descem a grande velocidade pelas escadarias e alguns pelas paredes de terra batida do interior da muralha.
Só quem vive no mundo da lua não descortinou que a solução seria a simples colocação de sinalização, a vigilância e as inevitáveis penalizações monetárias.