EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081005

Continuam as Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras e as quedas...
Faltam apenas colocar algumas dezenas de peças para completar as guardas do novo passadiço de acesso à Cava de Viriato.
A iluminação será embutida nas guardas metálicas com a colocação de pontos de luz de sete em sete peças e servirá para demarcar o caminho e não para iluminar devidamente a estrutura.
Depois de acabados os trabalhos de soldadura poderão avançar os electricistas para montar as linhas de fornecimento de energia, as armaduras e finalmente as lâmpadas.
Já é por demais evidente que a Cava de Viriato irá ficar com uma iluminação cénica, mais destinada a obter efeitos decorativos do que tornar o lugar seguro e incentivar a frequência nocturna pelos viseenses ou visitantes.
Dentro em breve será possível confirmar a opinião que deixo expressa e que se baseia num olhar atento sobre os pontos de luz já embutidos na “calçada” ou “passadeira” e os projectores enterrados no cimo da muralha com o objectivo de iluminar as copas das árvores.
Quanto às quedas na Cava de Viriato. Ontem quando fui recolher estas imagens encontrei um morador na vizinhança, um idoso e já antigo frequentador da Cava de Viriato que para os dar os seus passeios se ampara numa “canadiana”. O vizinho tropeçou na “passadeira” e caiu porque apesar dos meus avisos se aventurou a subir para a plataforma de granito. Como caminhava do outro lado não o consegui amparar. Felizmente foi uma queda, aparentemente, sem consequências até porque o vizinho já tem uma prótese numa anca. O perigo espreita tanto os mais velhos, como os mais novos se não houver precaução ao visitar o “recuperado” e “requalificado” Monumento Nacional.