EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080827

O Parque Linear do Pavia e o Letreiro



A selecção de imagens de hoje começa por mostrar uma vista pouco usual da cidade com as duas torres românicas da Sé Catedral “encaixadas” nas torres barrocas da Igreja da Misericórdia.
Depois desci até ao Rio Pavia para recolher aspectos da nova represa junto dos antigos moinhos da Balsa, o futuro Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental (CMIA), para o conseguir que tive me colocar debaixo da ponte da circunvalação.
Atravessando o rio pelo pequeno pontão de granito e caminhando para a margem direita encontrei um parque infantil com os portões fechados e um letreiro a indicar que o parque se encontra em “EM MANUTENÇÃO”. Acontece que o parque não deverá estar "Em manutenção” pois não cumprirá várias das condições para poder receber as crianças. As normas são muito rigorosas quanto a materiais, segurança, sinalização e localização. Logo à partida a vedação permitirá a passagem de animais e as visitas indesejadas de cães e gatos vão contaminar a areia e criar condições para que as crianças sejam expostas a várias doenças, algumas delas muito graves. Não se compreende porque foi usada tanta areia como superfície de impacto em vez de piso sintético, macio e cor-de-laranja também usado. Nos parques mais antigos a areia deu lugar ao sintético como sucedeu no Fontelo e no Parque Aquilino Ribeiro.
Claro que os garotos dos bairros vizinhos retiraram um dos paus e usam o parque a seu belo prazer. Também não existe um abrigo e instalações sanitárias. Será que num momento de aperto, as crianças ou os pais, terão de recorrer ao terreno devoluto, ao centro comercial ainda distante ou ir a correr para casa?
Os rapazitos já deixaram de mergulhar e nadar no rio porque em cada dia que passa a água fica mais escura e o cheiro começa a ser desagradável. Sim na verdade há por lá pequenos peixes e rãs mas os peixes, certamente, serão carpas que podem sobreviver em águas sujas.
As últimas fotos são de aspectos da nova ponte pedonal que passou a ligar as duas margens do rio e do parque com o “corredor verde", aberto há poucos dias e tão desejado que se espera venha a ser bem aproveitado por todos.

Por quanto tempo mais continuarão as crianças a "furar a vedação" ou impedidas de usar o parque? Lembro-me que as obras se iniciaram em Junho de 2006 e deveriam ter sido ultimadas em Dezembro de 2006, portanto...