EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080806

D. Afonso Henriques um Viseense


Retrato fantasioso de D. Afonso Henriques em painel de azulejos do Claustro da Sé de Viseu, pintado por Manuel da Silva (?), nas oficinas de Agostinho de Paiva, Coimbra, séc. XVIII.

(...)“Foi nessa altura, à roda de 5 de Agosto de 1109, que no paço de Viseu veio à luz o nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques” (...)

A. de Almeida Fernandes in “Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques

(...) “É, de facto admissível, com base nos documentos por ele invocados, que Afonso Henriques tivesse nascido em Viseu por meados do mês de Agosto de 1109. A opção por Viseu, em vez de Guimarães, baseia-se no facto de D. Teresa aí se encontrar muitas vezes, e de parecer associada a um grupo de cavaleiros que, segundo o mesmo autor, lhe estariam ligados por um vínculo de fidelidade” (...)
(...)”Assim D. Teresa teria retomado uma preferência de antigos membros da família real leonesa que fizeram de Viseu o epicentro do seu poder, entre outros o rei Ramiro II, que aí viveu entre 924 e 929.”
(...)

José Mattoso in “D. Afonso Henriques”, Colecção Reis de Portugal do Círculos de Leitores e Temas e Debates, Julho de 2007