EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080817

As Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras de “Recuperação e Arranjo Paisagístico da Cava de Viriato” e por esse motivo vou dedicar-lhes, como vem sendo habitual aos domingos, uma nova colecção de imagens e alguns comentários breves. As primeiras imagens mostram a nova escadaria construída no início da Rua do Picadeiro, no local onde foi demolida uma velha casa também para dar lugar ao novo arruamento que circula o interior da fortaleza. Esta escadaria e a rampa metálica são os novos acessos ao topo da muralha uma vez que fora eliminadas as escadarias e rampas exteriores e aterrado o caminho aberto no século XIX, conhecido por “Cava de Baixo”, aquando da transformação da Cava de Viriato em "Passeio Público".
Na rampa que tem o seu início na nova praça junto à rotunda do Coval, agora já verde da relva que entretanto cresceu, já foi colocado o passadiço em madeira e no exacto local onde a rampa se cruza com a “calçada de granito” que pretende lembrar o trajecto da cava demolido foi interrompido para ser continuado com a aplicação de outro material – talvez o granito?
Igualmente se podem observar as escadarias, construídas em pequenos “paralelos” de granito, que conduzem à futura cafetaria e instalações sanitárias. Para terminar edito imagens da nova entrada, do lado Oriental, da Rua do Picadeiro frente à Casa das Águias e do novo arruamento de acesso ao interior da Cava de Viriato já na fase final dos trabalhos.