EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080407

A Ex-Vala da Cava de Viriato



Até ao Séc. XVI a Cava de Viriato era conhecida como a Cerca da Vala mas o nome acabou por perdurar e assim continuará apesar de ter a sua origem numa lenda. Aliás a própria origem da construção, uma fortaleza com muros de terra batida e defendida por fosso ou vala com água continua a ser nebulosa. Poderá ter sido uma fortificação romana (Séc. I A.C.) ou mais provavelmente árabe o que retirará cerca um milénio à sua antiguidade.
Ainda criança foi por aqui no antigo fosso da Cava de Viriato, transformado num prado que apanhei algumas das mais belas borboletas da minha colecção. Lembro-me de ter deitado a rede a algumas que hoje voltei a rever aqui.