EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080319

Viseu/Contrastes

(...) "Alcandorada nas eminências da cidade, ergue-se a Sé, a revelar a origem do burgo episcopal antiquíssimo, documentado já no século VI, nas actas do concílio de Lugo, e,a dominar ainda hoje, simbolicamente, todo o aglomerado urbano que dela desce em redor." (...)
(...) "Em volta, num primeiro abraço, cinge-a a cidade velha, o burgo primitivo de ruelas estreitas e sombrias, pequenas praças de lajedo à romana, prédios modestos de varandas corridas, sobranceiras à rua, construções quinhentistas de janelas lavradas, com mainéis encordoados e tímpanos de laçaria, nobres solares com portões armoriados e fachada aristocrática de janelas de avental, panos de muralha com seus arcos medievais sob a imagem do respectivo patrono em seu oviel de séculos. A seguir, mais de largo, estende-se a cidade nova, casario novo, arruamentos novos, bairros novos - uns, comerciais, conjunto de instalações modernas, com escaparates de bom gosto e mercadoria de preço a rivalizar com Porto e Lisboa; outros, residenciais, com casas modernas «à antiga portuguesa», de patins alpendrados e beirais acolhedores, ou de terraços espaçosos e largas coberturas de cimento, revestidos de verdes e de rosas
." (...)

Alexandre Lucena e Vale In “ Viseu Monumental e Artístico” - 2ª edição, 1969, Junta Distrital de Viseu, que poderá ser consultado no “Viso Eu”