EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080317

A fumária e outros fumos



Fui à Cava de Viriato para procurar a erva-moleirinha e também encontrei um “caneco”.
A erva-moleirinha, a fumária (Fumaria officinalis L.) é uma planta tóxica em doses elevadas porque provoca sonolência, paralisia dos músculos e do sistema respiratório. A sua utilização só deverá fazer-se sob vigilância médica.
Tem variadíssimos usos de que saliento; as doenças do fígado, do pâncreas, a obesidade e problemas de pele.
O “caneco” foi engendrado para "fumar" um produto vindo de longe, traficado das longínquas florestas da América do Sul, elaborado a partir das folhas de uma planta, tradicionalmente usada pelos nativos, que se tornou numa verdadeira praga dos tempos modernos para as sociedades mais ricas embora se tenha vindo a “democratizar” e seja usado por gente pobre em busca do prazer. Parece-me desnecessário escrever o nome da planta e do produto.

Cuidado não apanhe e não utilize plantas se não for um bom conhecedor.