EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080303

"Buzinão" na Estrada Velha de Abraveses



A circular norte cortou a Estrada Velha de Abraveses e os moradores ficaram muito descontentes. Em Agosto de 2005 organizados num movimento "Pró-Viriato" entregaram na câmara uma petição, com mais de duas mil e duzentas assinaturas, reclamando a construção de mais uma rotunda desta vez necessária. A CMV respondeu que a solução proposta iria ser estudada mas poderia existir um problema com a cedência de terrenos por parte da Escola Viriato. Apesar de em Janeiro de 2006 o Ministério da Educação ter autorizado a cedência de 140 m2 a câmara argumentou com motivos técnicos que inviabilizam a solução proposta pelos moradores e montou um sistema de semáforos para limitar a velocidade e aumentar a segurança dos peões.
Os automobilistas que continuam a ter de percorrer mais cerca de 1.500 metros por cada acesso continuam descontentes e a reclamar a reposição da velha estrada.
A estrada cortada foi a ex-estrada romana que de Viseu se dirigia a Braga (Bracara Augusta) depois de junto ao litoral em lugar incerto, talvez na região de Águeda, entroncar na via de Lisboa (Olisipo).
Texto escrito com a preciosa ajuda da associação "OLHO VIVO" - Núcleo de Viseu (artigo no jornal "Via Rápida"- 28 Fevereiro 2008)