EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080218

O Bicentenário de D. António Alves Martins



D. António Alves Martins (Bispo de Viseu) caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) no "Álbum das Glórias" sintetizado por Guilherme de Azevedo (sob o pseudónimo de João Rialto) com o lema "Moralidade e Marmeleiro" publicada em Novembro de 1881.

António Ennes no “Album de Vizeu” de 1884 descrevendo o Bispo de Viseu, nascido na Granja de Alijó em 18 de Fevereiro de 1808 e falecido no Paço do Fontelo em 5 de Fevereiro de 1882 :

(...) Foi, porém, um ministro honrado e austero. Affeiçoado ás melhores práticas governativas e ás mais liberais. Nos tempos que vão correndo, quasi não ha homem político a quem se possa tocar mais levantado louvor. São pequenas todas as figuras da scena política, porque tambem a scena é baixa; o que ainda se lhes pode exigir é que sejam acceiadas. (...) Engrandeceu-se sem baixezas, mandou sem orgulho, e a sua carreira tendo passado pelos mais altos cargos da egreja e do estado, acabou como tinha começado, na pobreza. O único capital que juntou foi a estima e o respeito que lhe tem rodeado a sepultura de sentidas homenagens que lhe hão de perpetuar o nome." (...)