EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080229

Negaça no "Lago da Cava de Viriato"


Já observei no "Lago da Cava" muitos melros, alguns corvos, galinholas, marrequinhas e patos. Um destes dias encontrei entre o lixo no antigo fosso que rodeava a Cava este pato de plástico que é uma "negaça" um ardil usado pelos caçadores para atrair os patos. Por ali não nadavam só patos porque eu próprio cheguei a banhar-me, nos inícios dos anos 60, nas suas águas escuras. Custa-me muito ver o estado lastimoso a que o lago chegou. Lembro-me bem que ao chegar a casa ainda com o cabelo molhado a minha mãe desconfiada e temerosa perguntou-me se tinha andado no rio. Fiquei atrapalhado e a coisa piorou quando descobriu que não trazia cuecas. Bem tentei torce-las e secá-las ao sol mas não foi possível, optei por escondê-las entre as mimosas que à época cobriam o talude e que apesar de serem uma verdadeira praga o protegeram da erosão. Depois de contar o que aconteceu, levei um enorme ralhete e tive que voltar no dia seguinte para recuperar as cuecas... Nunca mais lá voltei a mergulhar.
Finalmente depois de dezenas de anos de total abandono essa verdadeira lixeira irá desaparecer.