EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080203

O Carnaval de Lazarim



(...) "Neste círculo de terra, os homens viviam da terra, mal ligados a outras terras para onde mandavam o pão e as lenhas, e a lã do gado, as varas de linho e as castanhas às rasas." (...) (...)"As influências vinham, mas lentas. Os velhos conservavam até tarde a memória. A tradição era viva. Os novos assimilavam-na. E constituíam o seu prolongamento.
Hoje já não é verdade para todos os saberes e para todas as memórias.
Para o Entrudo ainda é." (...)

Alberto Correia/Viseu 1987

Lazarim é uma freguesia do Concelho de Lamego, Distrito de Viseu e Diocese de Lamego e compõe-se das seguintes povoações e lugares: Lazarim, Mazes, Perafita, Vingada, Pinheiro e Farrusca.
O que esta freguesia tem de mais peculiar são os festejos do Entrudo com os tradicionais caretos, máscaras artesanais feitas em madeira de amieiro. As máscaras de figuras femininas são as chamadas senhorinhas. A celebração tem o seu ponto alto, na terça-feira gorda, com a leitura feita por dois jovens rapaz e rapariga solteiros e sem máscaras do Testamento dos Compadres e do Testamento das Comadres em quadras jocosas e picantes, uma verdadeira guerra entre os sexos. Depois do despique e para que ninguém se sinta vencedor tem lugar a destruição pelo fogo dos dois contendores representados por dois bonecos que ardem e rebentam com estrondo para alegria dos foliões que de seguida vão recuperar as forças com feijoada, caldo de farinha e vinho.

Mais sobre o Entrudo em Lazarim nas faldas da serra do Montemuro e junto do rio Varosa em "newOPENART"