EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080203

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu



O Viriato na porta da sede do Académico de Viseu Futebol Clube na Rua da Senhora do Postigo, junto da antiga muralha afonsina de Viseu e da ex-Porta da Senhora das Angústias, também conhecida como a Porta da traição.

(...)"A última vez que as sete Portas da muralha terão ainda servido como tais terá sido em 1577, embora não já por motivos militares senão como meio ou instrumento de sanidade e profilaxia...Pelo termo camarário de 21 de Julho desse ano, perante os casos de peste provinda da Galiza e a grassar pelo norte do País, Porto, Matosinhos e Leça, decidiram os próceres da governança da cidade que esta se guardasse dos ditos lugares pela maneira que se costuma guardar. Era o processo do isolamento, do cordão sanitário, tendente a evitar o contágio, o contacto da população local pelo encerramento das portas, interditando-se todo comércio de relações com o exterior. Para tanto mandaram que os guardas-mores pusessem bandeiras e vigias de modo que ninguém possa entrar nem fatos nem roupas sob pena de dez cruzados pagos da cadeia." (...)

Alexandre Lucena e Vale in "Viseu Monumental E Artístico"
2ª edição, 1969, Junta Distrital de Viseu
Continue a ler no blogue - "VISO EU"