EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080125

Certificados de Aforro



Nos anos sessenta do século passado não se vendiam apenas cromos da bola.
A Junta do Crédito Público editou várias colecções de estampilhas especialmente dirigidas aos jovens. Deste modo divulgavam-se castelos e monumentos, procurava-se incentivar o gosto pelo coleccionismo e pela poupança. Esta colecção era quarenta e duas estampilhas e o seu valor oscilava entre 1$00 (um escudo ou dez tostões) e os 10$00 (também se dizia "dez paus"). A caderneta custava 4$00 e o valor total das estampilhas era de 70$00 mas depois de cheia poderia ser trocada por um certificado de aforro de 100$00, em qualquer estação dos C.T.T., na Sede da Junta do Crédito Público ou na Delegação da Junta no Porto. Quem o desejasse poderia pedir a restituição da caderneta depois da inutilização das estampilhas. Na minha colecção faltam alguns dos selos mais caros.
Aqui o governo afirma que não vai prejudicar os pequenos aforradores. Na verdade para grande parte dos portugueses os euros cada vez mais escasseiam para sobreviver...