EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070930

Um Carvalho na Ponte de Pau



Está tombado mas vivo um dos carvalhos que davam sombra à Ponte de Pau. Foi essa antiga ponte que deu o nome ao lugar nas Mestras onde ainda existem vestígios da pequena represa onde aprendi a nadar e bebi alguns "pirolitos" (engolir água do rio por não saber controlar a respiração). Há 50 anos o Rio Pavia ainda eram uma linha de água cheia de vida e não o esgoto em que se viria a transformar.
O pirolito era uma bebida gasosa vendida numa garrafa sem tampa exterior. O fecho era assegurado por uma pequena bola de vidro que a pressão mantinha no seu lugar. Para a abrir era necessário bater na bola para a fazer descer, foram proibidos por falta de higiene e segurança. Depois da garrafa partida as pequenas bolas vidro serviam para jogar ao berlinde.
Naquele tempo, até as bolotas serviam para brincar como eram grandes serviam para fazer pequenos cachimbos ou atirar com elas aos rapazes. Os mais novos nadam em "pilau" os outros mais velhos ou envergonhados, nadavam em cuecas porque os calções de banho eram raros.
Veja uma foto de garrafas de pirolito - Clique P.F.