EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070821

A Parede Nova e o Arrabalde

As fotos mostram o rio Pavia junto à Escola da Ribeira, a antiga Quinta do Arrabalde que como o Coval, também foi em tempos dividida em pequenas parcelas para arrendamento de pequenas hortas (“belgas” ou “sortes”).
Era aqui a Parede Nova de águas profundas de que falava o ribeirinho José Madeira (clique p. favor) onde só mergulhavam e nadavam os adultos. Antes de sairem da água era costume darem um último mergulho que era antecedido pela invocação seguinte:
“Último mergulho à saúde das maleitas para me ir vestir!”.
As maleitas que se pretendiam afastar eram as possíveis febres provocadas pelas águas frias ou pelas mordeduras de bicharada voadora.
Agora a água está castanha e muito suja embora nas fotos pareça azul.
Deseja-se que terminadas as obras a água passe a correr durante todo o ano e limpa.