EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070719

"Monumentalidade Visiense"



Com desenhos à pena e tinta da china de Jorge Braga da Costa e textos de Júlio Cruz foi há pouco colocado nos escaparates das livrarias este livro com muito interesse para todos aqueles que se interessam pela cidade de Viseu e pelos seus monumentos, edifícios ou recantos mais curiosos. Não é uma obra muito extensa e de pendor enciclopédico mas apenas um trabalho que dá a conhecer o património edificado visiense e a sua história secular. Jorge Braga da Costa nasceu na maternidade de Viseu, em 2 de Dezembro de 1944, embora o seu B.I. de identidade registe Segões, no concelho de Moimenta da Beira, é um artista autodidacta que foi criado e educado à beira do Douro em Armamar e Lamego. Aos 18 anos foi como voluntário para exército e cumpriu serviço militar em Angola. Depois de cumpridos 7 anos de tropa regressou à Europa mas o seu amor pela África e pelos grandes espaços “obrigou-o” a voltar a Angola onde esteve até 1975, data que marcou o seu regresso a Viseu. E por aqui se tem mantido a trabalhar, a “bem viver”, e a desenhar velhos castelos, conventos e pelourinhos. Este livro constitui uma singela homenagem de um grupo de amigos e admiradores e foi editado pela "AVIS - Associação para o debate de ideias e concretizações culturais de Viseu" e vai ajudar-me a continuar a editar este cantinho dedicado a Viseu e aos meus amigos.