EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070615

1917 - Clube Académico de Futebol -"Ac. Viseu"



O ano de 1917 foi o da fundação do Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) segundo consta nestes Estatutos aprovados em 1961:

"Capítulo Primeiro
Artº 1º -
O Clube Académico de Futebol, também designado pelas iniciais C.A.F., é uma associação desportiva, fundada em 1917, que se rege pelos presentes estatutos."
(…)

Esta data terá sido muito pouco rigorosa, não é referido o dia nem o mês e serviu basicamente para legalizar o clube. Esta condição era necessária para poder participar nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Viseu à data designada por Federação Desportiva de Viseu. Aliás o Clube Académico de Futebol foi convidado a participar na fundação da federação e não se fez representar, em 15 de Outubro de 1926, no acto formal da fundação que foi presidido por Francisco de Almeida Moreira. De mesmo modo o Sport Ribeira Viriato não compareceu. Estiveram representados os seguintes clubes: Grupo União de Futebol - Francisco Lopes dos Santos, Sport Lisboa e Viseu - Jaime do Couto Moreira, Lusitano Futebol Clube - Manuel do Sacramento, Sporting Clube de Viseu - Joaquim Pereira Correia e Futebol Clube do Porto e Viseu - António de Pina.

Veja uma das melhores equipas do Académico 70 anos depois - Clique P.F.