EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070417

17 Abril de 1822 - Nasceu em Viseu João Mendes

Em 1822, quando a natureza se engrinaldava com as suas mais bellas galas, e o paiz se felicitava por ter conquistado a sua carta de alforria, nasceu na cidade de Viriato, á esplendida luz da primavera e da liberdade um formoso menino, que na idade viril havia de ser um cidadão notavel e ilustre. Filho de Francisco António da Silva Mendes e de D. Margarida Amália, João da Silva Mendes soltou o seu primeiro vagido em 17 de Abril d’aquele anno. (…) Era “anjo da paz chamado a dirimir discordias onde as havia; o conselheiro sempre ouvido em silencioso respeito nos casos graves da política e em todos os negocios que se referiam ao futuro de Vizeu, o protector de todos os desvalidos que se acolhiam à sua boa sombra, e o coração sempre aberto a todos os sentimentos generosos e humanitários. Tinha meritos pessoaes para se elevar ás mais erguidas posições sociaes n’este paiz, e sempre a sua natural modestia resistiu ás tentações da vaidade e do engrandecimento pessoal.” (…) O decreto que o elevava ao pariato foi rasgado, porque João da Silva Mendes não acceitou a mercê com que o governo, agradecido, pensava galardoar os seus serviços e reconhecer os seus altos merecimentos. Quando um dia um chefe político se lembrou d’elle para ministro, João da Silva Mendes teve palavras indignadas contra o auctor da lembrança. (…) “Em política pertenceu sempre á escola mais liberal. Admirador sincero dos heroes de 1820, e implacavel adversario do absolutismo, que lhe dispersou a família, e perseguiu a elle e aos seus, e lhe confiscou os bens, collocou-se abertamente ao lado dos que combateram pelas franquias populares contra as demazias do paço de 1842 a 1846, e nos comicios, na imprensa e nas guerras civis, o seu braço, a sua voz e a sua pena estiveram sempre ao lado da causa popular.”
“ ( ..) acreditava que a republica poderia salvar a nação.”
Fundou e redigiu o Liberal e o Jornal de Vizeu, e nos últimos annos escrevia no Districto de Vizeu, onde colhemos este ligeiros traços biographicos.
Porto.
BRITO DE BARROS

In, “Album de Vizeu” - Ilustrado com os retratos de - Viriato, João de Barros, D. Duarte, João Mendes, Bispo de Vizeu e estampas da cidade – cava de Viriato, Abravezes, S. Francisco d’Orgens, Praça dois de Maio, Sé, etc. Almanaque com textos de diversas colaboradoras e colaboradores, à volta de Viseu, de viseenses ilustres e ainda pequenos contos, prosas e versos de motivos vários (recolha e organização de Camillo Castelo Branco ?). Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto – 1884
P.S. - Passou aqui uma "gralha": nasc. 1822 e fal. 20 de Outubro de 1881. Peço desculpa aos estimados leitores.