EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20061122

Futebóis, Natação e Remo







O antigo bairro da Ribeira, tão antigo que se identifica com o nascer desta velha cidade, ocupa um lugar marcante também na história desportiva de Viseu, pois foi ali, no enorme Campo da Feira, o local onde tiveram início as primeiras manifestações desportivas da era moderna, bem distantes das épocas em que se jogava a pela e se corria o barril, antes e depois da passagem da Procissão do Corpo de Deus, pelas ruas da cidade, desde S. Martinho até à Sé.
Já em 1916, existia um clubezinho denominado por Sport Ribeira Infantil, conforme o podemos autenticar através de uma fotografia tirada no dia de Natal, (já lá vão 67 anos! ) existente numa sala da Associação de Futebol de Viseu, onde ser reconhecem, entre outros, os irmãos Cálices e José Nogueira.
Muito próximo desta data de 1916, surgiu o Ribeira Futebol Clube, grupo que já disputava jogos para disputas de torneios e taças, sendo da mesma época, o sempre lembrado Sport Ribeira e Viriato, desaparecido na década dos anos 50, depois de ter cumprido valiosa participação no desporto local.
De facto, neste grande terreiro, até 1928, jogou-se em grande e à portuguesa, futebol por grosso e a retalho!
Desde a Parreira, aos limites da Ponte de Pau, saltitavam por todos os lados, bolas de couro, de borracha e de pano de todos os tamanhos, enquanto nas águas limpídas do Pavia se praticava natação e se remava nas barcas das tias Rita e Cristina, nos inolvidáveis momentos históricos do Desporto viseense, através de uma mocidade estuante e das colectividades que hoje são uma saudade.
Juntaremos às citadas, o Pavia Futebol Clube, o Atlântico, o Porto e Viseu, o União, o Sporting de Viseu, o Império, o Balsa, o Via Sacra, o Vitória de Abraveses, o Sporting de Ranhados, e mais uns quantos que a estudantada e a caixarada organizava, como o Rebenta Glória ou Morte Futebol Club, para não citar mais do mesmo género, que enchiam, de manhã ao anoitecer tão vasto espaço da Ribeira.
(...)

José Alves Madeira In brochura da III Meia Maratona Internacional de Viseu - Grupo Desportivos “Os Ribeirinhos - Viseu, Setembro 1983